Nesse blog você poderá conhecer um pouco da vida e obra de Ruth Rocha e também poderá ver algumas das atividades desenvolvidas na turma do Jardim II durante o ano de 2008 na nossa escola CIC Damas.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

PINTANDO O GATO BORBA E DIOGO, O SEU AMIGO CÃO POLICIAL

COMO SERÁ QUE BORBA E DIOGO VÃO FICAR?
ACHO QUE FICARÃO MUITO BONITINHOS PORQUE AS CRIANÇAS PROMETERAM CAPRICHAR NA PINTURA, POIS ENTUSIASMO NÃO FALTOU.






ELES FICARAM LINDOS!


CONHEÇA A HISTÓRIA DESSES DOIS ANIMAIS

Borba, o gato ( Ruth Rocha)

Borba, o gato, e Diogo, o cão, eram muito amigos.
Desde muito pequenos foram criados no mesmo quintal e, assim, foram ficando cada vez mais unidos.
Brincavam de pegador, de amarelinha e de mocinho e bandido. Essa era a brincadeira de que eles mais gostavam.
Ás vezes, Borba era o mocinho e Diogo o bandido. Outras vezes, era o contrário.Vocês já ouviram falar que duas pessoas brigam como cão e gato?Pois os nossos amigos nunca brigavam, apesar de serem realmente cão e gato. De vez em quando, Diogo arreliava um pouquinho Borba, cantando:
- Atirei o pau no ga-to-to, mas o ga-to-to não morreu-reu-reu...
Mas o Borba nem ligava e eles continuavam amigos.

Quando chegou a hora de irem para escola, Diogo, que era um cão policial, resolveu estudar na escola da polícia. Borba foi cantar a mãe:
- Sabe, mamãe? Eu também vou ser policial.
Dona Gata riu:

- Onde é que já se viu gato policial?
- Ora, mamãe, se existe cachorro policial, por que é que não pode haver gato policial?
Dona Gata explicou:
- Meu filho, gatos são gatos, cachorros são cachorros.Existe gato siamês, gato angorá...existiu até aquele célebre Gato-de-Botas. Mas gato policial, isso nunca houve.
- Mas, mamãe, só porque nunca houve não quer dizer que não possa aparecer um. Afinal, é a minha vocação...
Diogo, todos os dias, trazia exercícios para fazer em casa:
- Hoje eu tenho que descobrir quem é que rouba o leite da casa de dona Marocas. Você quer me ajudar?

Borba sempre queria. Mas, cada vez que ia ajudar seu amigo, arranjava uma boa trapalhada...Mas o Borba não desistia:
- Sabe, Diogo?Eu tenho escutado uns barulhos muito estranhos, de noite. Deve ser algum ladrão. Vamos ver se a gente pega?E os dois saíram, de madrugada, para pegar o ladrão...Que não era ladrão nenhum, era só o padeiro!
A mãe de Borba já estava zangada:
- Vamos acabar com esses passeios no meio da noite!Criança precisa dormir bastante!

- Mas, mamãe, todos os gatos andam à noite pelos telhados.
- Isso são os gatos grandes. Você ainda é muito pequeno.
- Ah, mamãe, assim você atrapalha minha carreira!
E Borba continuava a treinar para policial. E explicava a Diogo:
- Eu preciso reabilitar a raça felina. Em todas as histórias, os ratos são bonzinhos e os gatos são malvados. Veja os desenhos animados.Veja Tom e Jerry! É uma injustiça. Eu vou mostrar a todo mundo que os gatos são grandes homens, quer dizer, grandes gatos...
O tempo passou e Diogo recebeu seu diploma. Ganhou uma linda farda e todas as noites fazia a ronda do bairro:
- PRIIIUUUUU! PRIIIUUUUU!...
Borba ainda tinha esperanças de vir a ser um policial e por isso saía sempre com o seu amigo.

Uma noite, quando vinham passando pela casa do seu Godofredo, viram alguma coisa muito suspeita no telhado:
- O que é aquilo? – perguntou Diogo.
- Desta vez juro que é um ladrão.
- Mas eu não sei subir no telhado. Como é que eu faço?
- Quem não tem cão caça com gato – disse o Borba.
- Deixa que eu vou. E subiu pela calha como só os gatos sabem fazer. Aproximou-se do ladrão por trás e ...
- MIAAAUUUUUU!
O ladrão levou tamanho susto que despencou do telhado, caindo bem em cima do Diogo. O Borba ainda gritou:
- Cuidado, Diogo!Se ele te pega, faz cachorro-quente! Mas o ladrão, que era o ladrão de galinhas, estava tão assustado que não conseguiu nem fugir.

- Está preso em nome da lei! – disse Diogo, todo satisfeito, pois era o primeiro ladrão que ele prendia.
Borba vinha descendo do telhado, todo orgulhoso. Toda a vizinhança aplaudia os dois amigos:
- Agora podemos dormir sossegados!
Diogo levou seu prisioneiro para a delegacia e explicou, direitinho, como é que tinha prendido o ladrão. O delegado quis logo conhecer o Borba e deu a ele uma condecoração:
- Parabéns, seu Borba! O senhor daria um grande policial!Borba piscou para o Diogo. E foi admitido na corporação, mesmo sem fazer o curso.
Afinal, ele já tinha dado provas de ser um bom policial. E ganhou o cargo de guarda dos telhados.
E agora, todas as noites, enquanto Diogo vigia as ruas, Borba cuida do seu setor.
A rua deles é a mais bem guardada da cidade.Pois tem um policial na rua e um no telhado: Borba, o gato.

PROFESSORA IRINETE LUCENA


Nenhum comentário: