As crianças do Jardim II da nossa escola estarão, durante todo este ano de 2008, estudando a vida e obra dessa ilustre autora.
Nesse blog você poderá conhecer um pouco da vida e obra de Ruth Rocha e também poderá ver algumas das atividades desenvolvidas na turma do Jardim II durante o ano de 2008 na nossa escola CIC Damas.
domingo, 14 de setembro de 2008
Ruth Rocha faz parte da Academia Paulista de Letras.
VEJA SEU DISCURSO DE ENTRONIZAÇÃO NA LISTA DOS NOSSO VÍDEOS AO LADO.
Ruth Rocha é autora de livros infantis deliciosos. Além do sucesso "Marcelo, Marmelo e Martelo", ela escreveu uma "Declaração Universal dos Direitos Humanos" para crianças e fez belas adaptações de grandes obras da literatura, como "A Ilíada", "A Odisséia" e "Tom Sawyer".
RUTH ROCHA E SUA RELAÇÃO COM OS LIVROS
– Ruth Rocha “Comecei a ler poesia quando descobri que podia levar da Biblioteca Circulante dois livros para casa, desde que estivessem classificados de maneiras diferentes. Eu levava então um livro de ficção e um livro de poesia. Acho que o que faz o estilo do escritor é ler muito.” – Ruth Rocha “A Emília me influenciou para o resto da vida. Ela representa a força da irreverência, do humor, da independência.” – Ruth Rocha “Quando escrevo histórias, os valores que passo são os meus valores, as coisas que acho importante. Tenho raiva de gente autoritária e prezo a independência, a justiça, a liberdade, o respeito pela criança e pelo país. Vou escrevendo e as idéias começam a aparecer.”
O QUE DIZEM DA RUTH POR AÍ...
“Com sua linguagem lúdica, sua ironia e seu senso crítico, Ruth passa valores seríssimos às crianças. Suas histórias abandonam a moral dos contos antigos e trazem verdadeiras lições de vida.” – Nelly Novaes Coelho (USP)
“O trabalho de Ruth é um dos mais relevantes na literatura infantil no Brasil. Quando a criança lê seu livro, repensa situações que ocorrem na vida real e passa a reagir de forma mais crítica a partir de novos valores apresentados por ela.” – Marisa Lajolo (Unicamp)
“Ruth Rocha é uma das pessoas mais íntegras que eu conheço. Ao dizer íntegra, quero dizer completa, inteira. Uma excelente cabeça, um imenso coração e um senso de humor do tamanho de tudo isso.” - Ana Maria Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário